Entenda a importância da comunicação via push notification

push2Que o mundo de hoje é mobile, todo mundo já sabe (ou deveria saber). E isso significa que cada vez mais as pessoas estão com os olhos voltados para telas de celular e é lá onde procuram de tudo, como diversão, redes sociais, memes, fotos, vídeos e soluções rápidas e fáceis para seus problemas.

Logo, não será necessário se aprofundar muito mais no assunto para evidenciarmos a importância de se comunicar com seus consumidores através desse canal.

O que é um push notification?

Push notification, ou “notificação empurrada”, é o envio de uma mensagem de alerta para o usuário, via aplicativo ou browser, ou seja, pela Internet, que independe da solicitação de envio – o que explica a parte do “push” – e nem do aplicativo estar aberto no momento do envio. O alerta é mostrado como um banner ou um pop-up.

O post de hoje terá foco no push notification via aplicativo, pois é o tipo de comunicação que mais utilizamos aqui na Flowsense.

São mensagens parecidas com os famosos SMS, mas se diferem destes, pois, para o envio do push notification, é necessário que o usuário tenha o aplicativo instalado.

Para ficar mais fácil a visualização, é só pensar nas notificações de novos e-mails que o Gmail envia ou até mesmo quando o Facebook avisa que sua mãe te marcou em algum post e você congela, automaticamente. Esses avisos que aparecem na tela inicial do celular são os famosos push notifications.

Design sem nome

Pontos positivos

  • Não atrapalha a experiência do usuário, pois é facilmente lida ou descartada e não é necessário interromper a atividade que está sendo realizada no momento para abrir, ler ou fechar a mensagem.
  • O recebimento pode ser facilmente configurado dentro do próprio aplicativo ou dentro das configurações do sistema operacional, respeitando as preferências do usuário de receber ou não a mensagem.
  • A mensagem fica gravada na tela principal de notificações até ser lida e descartada pelo usuário. Ou seja, não é perdida caso a pessoa esteja impossibilitada de abrir a notificação no momento do recebimento.
  • Pode incluir links, fotos, gifs ou QR codes, auxiliando o direcionamento desse usuário para um site ou um CTA específico (call-to-action, uma ação que se espera que o usuário realize).
  • Serve também como lembrete para o aplicativo ser usado.
  • Possibilidade de se comunicar com perfis específicos, atingindo as pessoas certas, com a mensagem certa, no momento certo e no local certo.

Pontos negativos

  • Se não for utilizado de forma inteligente, ao invés de engajamento, o recebimento inconveniente de diversas mensagens pode acarretar no bloqueio das notificações e até mesmo na remoção do aplicativo, gerando um marketing negativo difícil de ser revertido.

Exemplos de uso

  • Alerta de novidades
  • Promoções e ofertas de produtos para alavancar as vendas
  • Melhorar CRM
  • Fazer com que usuários sem perfil definido se tornem conhecidos
  • Gerar tráfego para outras redes sociais da marcas

E como utilizar essa interação de forma efetiva, sem ser inconveniente?

Um dos mecanismos utilizados na estratégia de marketing O2O é o envio de push notifications geolocalizados de acordo com o perfil do consumidor e histórico de navegação ou compras online. Nada mais gratificante do que receber no smartphone uma oferta de um determinado produto de interesse quando ingressamos na loja física da marca, onde podemos finalizar a compra em questão de minutos. Ou, no caso real do Grubster, receber um lembrete que temos descontos no restaurante onde estamos naquele momento!

Quando utilizado de forma inteligente e conveniente, oferece uma comunicação direta e assertiva com seu usuário, ao oferecer um conteúdo relevante, gerando valor para o relacionamento consumidor-marca.

* Um dos produtos que a Flowsense oferece é o envio de push notifications segmentados (Flowsense Push), transformando os aplicativos em verdadeiros canais de relacionamento. Essa segmentação é extraída de informações georreferenciadas que coletamos dos celulares e, a partir delas, aplicamos nossa inteligência de mercado para criar perfis de consumo altamente segmentados.


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