Você já ouviu falar de O2O?

Composite image of a laptop with graphic icons on the screenParece uma interação do mundo da química, quase arremetendo o significado à composição do oxigênio (O2) misturado com água (H2O). Mas na verdade é muito mais simples e rotineiro do que isso. Você provavelmente já pediu comida delivery ou um táxi através de aplicativos no seu smartphone, certo? Então você já fez parte desse tipo de interação.

Mas, afinal, o que significa?

O2O, abreviação de online to offline, é a interação entre o mundo virtual e o físico, onde estratégias de marketing digital são utilizadas para incentivar consumidores a realizarem alguma ação no mundo físico, seja ir a uma loja ou consumir certo produto ou serviço. O produto é descoberto online e consumido offline.

Exemplos práticos dessa interação ocorrem diariamente, como por exemplo: ir para o trabalho utilizando um serviço de táxi via aplicativo, reservar um restaurante pelo Grubster para obter desconto, agendar a manicure através de plataforma online ou até mesmo realizar a compra de um produto online e retirá-lo na loja física.

E de onde surgiu a necessidade dessa interação?

digital composite of hand holding smartphone with vignettes

Até pouco tempo atrás havia no mercado o receio de que as lojas físicas iriam desaparecer com o surgimento do e-commerce, pois as lojas virtuais estariam em todos os lugares, amplamente acessíveis a qualquer hora do dia. Porém, o consumidor não alterou completamente o seu comportamento de compra, não trocou um pelo outro. Ao contrário, ele somou os benefícios que recebia dos dois e passou a utilizá-los a seu favor. Nada mais comum do que pesquisar o preço online quando se está dentro de uma loja para saber onde compensa comprar. É nesse momento que entra a estratégia omnichannel das marcas para uma abordagem efetiva e conveniente.

No Brasil, além do agressivo aumento do número de smartphones no mercado, o acesso à internet feito exclusivamente através desse tipo de device representa mais da metade dos acessos, quando comparado com tablets e computadores.

De acordo com um estudo feito pelo Google, 45% dos brasileiros pesquisam pelo produto online e finalizam a compra offline , ou seja, indo à loja física (ROPO – researched online purchased offline).

consumer-barometer-graph-d98bac80-188a-4936-a317-cdb7b5475e5a

E como saber qual é a melhor estratégia a ser usada?

A melhor estratégia será sempre conhecer seu consumidor de forma completa, tendo uma visão 360º da sua jornada de compra e oferecer insights que o auxiliem na decisão, enquanto ele está transitando entre os dois mundos.

Ou seja, nem só offline, nem só online. A tendência do varejo como um todo é apostar no equilíbrio e nos benefícios que os dois lados da moeda oferecem. Enquanto a loja física oferece a possibilidade de um contato mais próximo e envolvente com o consumidor, incluindo a oportunidade de experimentar uma peça de roupa, por exemplo, o approach digital permite que o anunciante atinja de forma rápida e segmentada os consumidores certos para aquele determinado produto ou serviço. Essa assertividade resulta em um significante aumento da taxa de conversão das campanhas.

Essa conexão entre o mundo online e offline é tão complementar, que está levando marcas que atuavam unicamente no ambiente virtual a investirem em lojas físicas, seguindo até mesmo um caminho contrário do que se esperava.

E qual a melhor forma de tirar proveito dessa interação?

Saber quem é o seu consumidor e impactá-lo de forma precisa, aproveitando-se da situação para incentivá-lo a tomar a decisão de compra na hora certa e no local certo.

Há empresas que oferecem tecnologias diversas para esse tipo de serviço e a Flowsense é uma delas. Entre em contato para saber mais sobre como podemos ajudar a estratégia O2O da sua empresa.

 

 

 

 

 

 


2 comentários sobre “Você já ouviu falar de O2O?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s