Geoglossário

Geolocalization_orangeEm nossos últimos posts, falamos diversas vezes de geolocalização, geobehavior, geo isso e geo aquilo. Mas afinal, o que são todos esses geo-conceitos?

No post de hoje vamos explicar um pouco sobre cada um desses conceitos baseados em geolocalização, que são utilizados tão abundantemente hoje em dia no mercado e no marketing.

GEOLOCALIZAÇÃO

Nada mais é que a localização de algo ou alguém. Normalmente calculada via GPS através de coordenadas geográficas (latitude e longitude), serve para localizar uma determinada área em um espaço físico. No nosso caso, no planeta Terra.
Com a oferta de diversos mapas públicos contendo informações sobre lojas e outros negócios, é possível fazer uma análise superficial sobre o entorno de uma área a ser estudada.

GEOMARKETING

É a aplicação da geolocalização no Marketing. E como isso é feito? Uma análise mais detalhada e aprofundada sobre a área é feita e dela extraída informações diversas, como dados sociodemográficos, fluxo de pessoas (mapas de calor), perfil do público, segmentação do comércio, distância entre pontos de interesse (casa e trabalho), etc. Com esses dados em mãos, é possível elaborar uma estratégia de Marketing com melhores resultados.

GEOBEHAVIOR

É o estudo do comportamento das pessoas de acordo com os lugares que elas visitam. Ou seja, um perfil é traçado com base nos hábitos pessoais: viagem, vida noturna, bares, restaurantes, cinemas, teatro, parques, estádios de futebol, entre vários outros.
Adicionando os locais de moradia e trabalho a esses dados, é possível conhecer de modo detalhado o perfil de consumo da pessoa, criando nichos segmentados.

GEOTAGGING

Geolocalization_shop

Acontece quando o usuário marca a sua localização (cidade, país, ponto turístico, loja, cinema, eventos, etc) em um publicação em redes sociais, normalmente Instagram e Facebook. Esse tipo de divulgação normalmente é benéfica para o estabelecimento ou marca, pois é feita de maneira orgânica (salvo se o conteúdo da publicação tiver caráter negativo ou de reclamação).

GEOPROCESSAMENTO

É a inteligência aplicada no processamento de todos os dados georreferenciados coletados, ou seja, é a capacidade de transformar todos esses dados em informações relevantes e confiáveis para estratégias comerciais ou de Marketing.

GEOTARGETING

É a utilização do geobehavior no Marketing, ou seja, é a aplicação das estratégias de Marketing para um nicho segmentado específico, tendo como base a localização da pessoa. Campanhas de anúncio, como o AdWords, utilizam muito o geotargeting para alcançar somente as pessoas que estão em um determinado local ou próximo a ele, o que aumenta – e muito – a taxa de conversão.

GEOFENCING

É a comunicação em tempo-real com o consumidor de acordo com a sua localização em um determinado momento. A empresa oferece conteúdo relevante e personalizado para a pessoa através de notificações no celular, SMS, e-mail ou anúncios em aplicativos e browsers, impactando-o de forma precisa.

GEOFILTER

Com o surgimento e crescimento das redes sociais baseadas em fotos e vídeos, surgiram também os filtros. Uma das possibilidades de utilizar estratégias de Marketing nessas redes sociais é oferecer filtros personalizados de marcas específicas de acordo com a localização da pessoa. Ou seja, uma loja ou marca pode produzir seu próprio filtro no aplicativo com sua identidade para todas as pessoas que estiverem a uma distância específica do seu estabelecimento ou evento.

O QUE PODEMOS CONCLUIR?

Hoje em dia vale muito mais saber a localização do seu consumidor e seus lugares de interesse do que apenas analisar os número do estabelecimento físico em si.

As soluções baseadas em geolocalização, como as da Flowsense, oferecem às empresas a possibilidade de se relacionar com seus consumidores de forma precisa, segmentada e eficiente.

 

 

 

 


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